Semanas de Moda pelo mundo

Se no Brasil fevereiro foi marcado pelos desfiles nas passarelas do samba, em algumas das principais cidades do mundo os desfiles e destaques em nada lembram nossa festa popular.

Durante o mês que passou ocorreram quatro das principais Semanas de Moda do mundo: Nova Iorque, Londres, Milão e Paris, onde estilistas e marcas apresentaram ao público os estilos e conceitos que irão dominar o próximo outono/inverno.

Separamos especialmente para você os principais acontecimentos e destaques de cada uma delas.

O mundo altamente conectado e globalizado em que vivemos hoje permite um intercambio cultural de alta velocidade e na moda esse cenário não poderia ser diferente.

Com uma rapidez cada vez maior encontramos nas prateleiras de lojas brasileiras aquilo que foi destaque em passarelas pelo mundo.

Semana de Moda de Nova Iorque:

Realizada entre os dias 8 a 16 de fevereiro, a Semana de Moda de Nova Iorque desse ano

teve como forte marca um clima anti-Trump.

Houve desde protestos diretos contra o recém-empossado presidente americano até os mais sutis, como o apresentado no desfile da Calvin Klein: tendo como trilha sonora a música “This Is Not America” de David Bowie, modelos desfilavam com peças onde as cores da bandeira americana predominavam.

Para além dos protestos parece nítido haver um movimento criativo na moda que busca entender o momento atual e compreender o que seria ser norte-americano na atualidade.

Semana de Moda de Londres:

Se em Nova Iorque o cenário sócio-político roubou a cena e deu o tom da semana, em Londres durante os dias 17 e 21 de fevereiro as marcas voltaram a ser protagonistas.

A Burberry, que sempre causa grande expectativa, mais uma vez não decepcionou. A forte inspiração no estilo pessoal de Henry Moore pôde ser observada nas formas, texturas, detalhes elaborados e cores vívidas presentes na coleção.

A marca continua também a ser uma das maiores força da tendência “see now, buy now”  disponibilizando as peças apresentadas na passarela para os consumidores logo após o desfile.

Alice Temperley, Mulberry, Anya Hindmarch e House Of Holland, cada uma com um estilo próprio também se destacaram e trouxeram originalidade as passarelas.

Semana de Moda de Milão:

A cidade de Milão é sede de algumas das marcas de maior tradição no mundo da moda. Sua fashion week, realizada entre os dias 22 e 28 de fevereiro, é uma das mais aguardadas no mundo todo.

E se depender de Milão, o vermelho será a cor do próximo inverno. Presente em vestidos, casacos, calças e acessórios como botas, chapéus e bolsas o tom reinou nas passarelas e serviu como ponte para apresentar outra tendência: o visual monocromático.

Aliás, esqueça a sobriedade relacionada ao inverno. Além do vermelho, tonalidades vibrantes como o laranja e o azul, também se destacaram, inclusive nos casacos de pele que foram um dos grandes destaques da semana.

Semana de moda de Paris:

E para fechar a temporada das semanas de moda de fevereiro chegamos a Paris, Cidade Luz e berço da alta costura.

Iniciada no último dia do mês, 28, e indo até 8 de março, a Semana de Moda de Paris reúne alguns dos principais estilistas e grifes do mundo como Chanel, Dior, Louis Vitton e Balenciaga.

Assim como em Milão, as peças oversized, com silhuetas mais amplas, largas e confortáveis, se destacam e estão presente em muitas das coleções apresentadas.

Nas cores a sobriedade habitual do inverno é substituída por tons mais vibrantes e enquanto algumas grifes apostam na mistura de tons, outras reforçam a tendência monocromático, como no caso da Dior e Valentino.

Com estilos diferentes as quatro grandes capitais da moda do mundo nos presentearam com eventos de altíssimo nível. Não há duvidas que peças e conceitos apresentados nas passarelas em breve devem tomar contas das ruas e do seu guarda-roupa!

Venha conhecer a nova coleção outono/inverno da loja Helena Mottin e fique por dentro da moda do mundo!